Importancia e funcionalidade do aterramento e para raio
Aterramento
O aterramento deve estar presente em toda instalação elétrica para que se possa garantir de forma adequada, a proteção de todos e seu correto funcionamento. A NR-10 e a NBR-14039, exigem que todas as instalações elétricas tenham um aterramento. A principal finalidade dessa exigência é justamente a segurança de todos os presentes na instalação.
Além da proteção, outra finalidade é a melhoria da qualidade do serviço, focando a segurança do estabelecimento.
Tipos de aterramento
O aterramento de proteção, que consiste na ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação, visando à proteção contra danos que possam ocorrer a pessoas e animais e/ou a um sistema ou equipamento elétrico.
O aterramento funcional, que consiste na ligação à terra de um dos condutores do sistema (geralmente o neutro) e está relacionado com o funcionamento correto, seguro e confiável da instalação.
Há também o aterramento de trabalho, cujo objetivo é permitir, sem perigo, ações de manutenção em partes da instalação normalmente energizadas, e colocadas fora de serviço para esse fim. Qualquer que seja sua finalidade (proteção ou funcional) o aterramento deve ser único em cada local da instalação.
Aterramento Funcional
Aplica-se às áreas envolvidas direta ou indiretamente no planejamento, programação, coordenação e execução das atividades, no sistema ou instalações elétricas desenergizadas.
Todo serviço deve ser planejado antecipadamente e executado por equipes devidamente treinadas e autorizadas de acordo com a NR-10.
Sinalização de segurança
A sinalização de segurança consiste num procedimento padronizado destinado a orientar, alertar, avisar e advertir as pessoas quanto aos riscos ou condições de perigo existentes, proibições de ingresso ou acesso e cuidados e identificação dos circuitos ou parte dele.
Aterramento de Proteção
Cada vez se fazem mais importantes nas