Spda
CENTRO POLITÉCNICO
ENGENHARIA CIVIL
ANTEPROJETO
ESTUDO DE E DESENVOLVIMENTO DE UM PÁRA-RAIOS
SALVADOR
2011
UNIVERSIDADE JORGE AMADO
Diego Campos, Ewerton Sousa, Gabriel Gomes, Joab Raoni, Lucas Oliveira, Milena Costa, Rafaela do Vale
ANTEPROJETO
ESTUDO DE E DESENVOLVIMENTO DE UM PÁRA-RAIOS
Projeto apresentado como parte da avaliação Multidisciplinar do 3º semestre, do Curso de Engenharia Civil da UNIJORGE, sala 504, sob orientação do Prof. Antônio Luiz.
SALVADOR
2011
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 4
3. SPDA 5
4. PLANO DE TRABALHO 12
5. PROTÓTIPO 13
6. CONCLUSÃO 15
7. REFERÊNCIAS 15
8. ANEXOS 16
INTRODUÇÃO
Eletrotecnia faz o estudo da aplicação da eletricidade como meio de produção de bens ou de serviços. No certo espaço da História da Eletrotecnia deve entender-se como aplicação da eletricidade para um fim aproveitável, objetivando a redução de prejuízos com as trovoadas, a invenção do pára-raios, em meados do século XVIII, logo no início do estudo científico da eletricidade. Foi provado por Benjamin Franklin em 1752, que hastes de metal, quando em contato com a superfície terrestre poderiam servir como condutores elétricos. Em um dia de chuva ele empinou uma pipa que tinha em sua ponta uma fita de cetim e uma chave de metal. A conseqüência desse experimento foi a formação de uma faísca quando o raio atingiu a ponta da pipa, inventando assim, o pára-raios.
OBJETIVO
O seguinte documento tem por finalidade elaborar um estudo sobre o Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), expondo argumentos baseados pela Norma NBR 5419 e salientando a extrema importância da utilização de pára-raios nas edificações.
A instalação do Sistema de proteção tem, essencialmente, duas finalidades. Primeiro, neutralizar o crescimento do potencial elétrico entre o solo e as nuvens, através