Importancia da Tv no ensino aprendizagem
Daiane Pereira de Souza*
RESUMO: O artigo que segue discorre acerca da utilização da televisão no espaço escolar como recurso pedagógico, que venha a favorecer o processo de ensinar e aprender. Na cultura atual, desenvolveu-se o hábito de assistir à televisão; neste contexto, pode-se afirmar que a grande maioria das residências do nosso país, urbanas ou interioranas, dispõe da TV, que atinge a população tanto no entretenimento quanto na informação. A televisão é caracterizada como um meio de comunicação fascinante e de fácil acesso, que vem interferindo na forma de agir e pensar com relação ao mundo que nos cerca. Em vista disso, o presente artigo apresenta possibilidades quanto à utilização dessa tecnologia para favorecer a aprendizagem, visando promover o senso crítico e a atualização, a partir da ideia de que a programação veiculada na grande maioria das emissoras aborda temas atuais, sejam os programas de caráter informativo ou de entretenimento. Quanto à teoria, o trabalho se fundamenta no pensamento de autores como Marcos Napolitano, Douglas Kellner, Vânia Lúcia Quintão Carneiro, dentre outros.
Palavras chave: Televisão. Tecnologia. Educação.
1 Introdução
As pessoas que nasceram nas últimas décadas, período de rápidas evoluções tecnológicas no mundo inteiro, certamente encontrarão dificuldade em imaginar que, no início do século passado, muito do que se tem hoje simplesmente não existia ou era diferente de como conhecemos nos dias atuais. Um exemplo dessa afirmação é a existência da televisão
(TV), um veículo de comunicação fantástico que, em seus primeiros anos, não ultrapassava a uma simples caixa de papelão repleta de furos, com um farolete de bicicleta e uma lâmpada elétrica. Assim, com esse pequeno invento doméstico, o escocês John Baird espantou um grupo de cientistas em Londres, quando conseguiu a façanha de projetar a imagem de um boneco.
Baird, manipulando um disco giratório instalado na