IMPORTANCIA DA SEGURANÇA EMPRESARIAL
Qualquer Sistema de Segurança, por mais sofisticado que seja, estará suscetível a falhas se não houver um trabalho preliminar de gerenciamento, prevenção de riscos e colaboração de todos os envolvidos.
É necessário fazer um levantamento de possíveis riscos e usar corretamente toda informação obtida para sanar, diminuir ou evitar qualquer fator de risco ou prejuízo. É a partir do levantamento que as medidas serão tomadas.
Caso a empresa não tenha um departamento de segurança, pode-se utilizar de uma pessoa responsável que tenha conhecimento do assunto. Tal pessoa pode ser funcionário ou apenas um prestador de serviço, a critério da empresa.
É importante que a empresa tenha uma Política de Segurança séria, para que os meios e medidas de prevenção sejam eficientes e eficazes.
Em caso de terceirização da segurança, é importante conhecer bem a prestadora do serviço e, principalmente o profissionalismo do funcionário. A pro-atividade na execução das atribuições do serviço de segurança faz grande diferença para a proteção do patrimonio e das pessoas que fazem parte da empresa.
Profissionais bem treinados e integrados ao ideal da empresa garantem tranquilidade à administração e a atividade fim, evitando e/ou diminuindo o prejuízo.
Obs.: Com a globalização, até a criminalidade avançou, sendo que as ameaças tanto podem ser externas quanto internas.
A segurança não pode ficar limitada apenas ao controle de fluxo de funcionários, visitantes, veículos e tarefas de portaria. Deve englobar outras tarefas – segurança das instalações e produção; pessoal; valores; informações; inteligência empresarial/industrial... E isso exige profissionais adequadamente preparados.
Uma boa segurança gera economia para a atividade fim e para administração da empresa, já que elimina, evita ou diminui os fatores prejudiciais, normalmente econômicos.
Dicas para um bom Projeto de Segurança
Universalidade – abranger tudo; não esquecer nada.
Unidade –