importancia da globalização
Alguns pesquisadores consideram que a globalização teve início com as grandes navegações nos séculos XV e XVI, quando os colonizadores europeus entraram em contato com povos de outros continentes, mantendo relações sociais, culturais e comerciais. A globalização caracteriza-se pela ligação econômica, política, social e cultural mundial. Esse processo é consequência da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, e principalmente da internet.
Com isso as empresas com sede em determinado país, puderam expandir filiais pelo mundo e ampliar seu mercado consumidor, agregando seu conhecimento às novas tecnologias, melhorando assim seus produtos. Graças à globalização temos acesso a marcas mundialmente conhecidas: Coca Cola, Mc Donald´s, Disney, Sony, Apple, Microsoft, Visa, Hyundai, etc.
Aspectos culturais também sofrem influência da globalização. Apesar de cada região ter características próprias, através de programas de televisão e internet temos acesso às tendências do mercado, como moda, carros, músicas, comidas entre outros.
Ela é importante para o desenvolvimento das tecnologias, o que nos fez avançar em todas as áreas, criando medicamentos mais eficazes, descobrindo causas e fatores que contribuem para o aparecimento de várias doenças, podendo ter maior controle sobre elas, energia limpa, uma agricultura mais rentável, melhoria da genética em plantas e animais, máquinas que reduzem o esforço humano e geram maior produtividade (apesar de também gerar o desemprego), pesquisas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, comunicação a qualquer hora com qualquer parte do mundo, as redes sociais, estudar a distância, etc.
Sendo ela, a globalização, também resultado do capitalismo, que é a busca de lucros através do consumo, as empresas precisam competir entre si, para oferecer produtos que despertem maior interesse nos consumidores, que ofereçam as maiores vantagens com melhor preço. Para