ciencias
1 - Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade definir o objeto, o método e as aplicações desta nova ciência, estabelecendo seus princípios e limites rompendo com as ideias de senso comum. 2 - Fato social é o objeto principal da sociologia podendo ser distinguido por três características básicas:
Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha.
Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exteriores ao indivíduo. Mesmo antes do indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.
Generalidade: é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos, ou na maioria deles, que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ao longo do tempo. 3 - Durkheim aconselhava o cientista a estudar os fatos sociais como “coisas”, deixando de lado seus valores e sentimentos, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispondo de métodos objetivos como observação, descrição, comparação e cálculo estatístico. Deve-se buscar o não-envolvimento afetivo com e o objeto estudado e manter-se afastado também das opiniões dadas pelos envolvidos, inquirir sempre sobre a veracidade dos fatos anulando a influencia de seus desejos, interesses e preconceitos. 4 - Devemos buscar a origem primeira de todo processo social de alguma importância na constituição do meio social interno. Meio social interno e a família, grupo da escola, por ambiente em que a pessoa se desenvolve. A interação entre a pessoa e o meio ambiente representa a dinâmica da vida. E um processo de ação e reação a estímulos positivos ou não e oque serão responsáveis por despertar ou broquei das potencialidades da pessoa. Pensa social e qualquer