importancia da educação financeira
É preciso mais do que nunca, cuidar de nossas economias para não depender de ninguém e viver com qualidade de vida. Para isso devemos entender e acompanhar vários assuntos que dizem respeito ao dinheiro e a economia.
A falta de planejamento financeiro, ou melhor, de um controle orçamentário, pode causar grandes desgastes e descontrole financeiro, fazendo com gastemos nossas energias buscando soluções para os problemas que poderiam ter sido evitados.
Saber consumir, investir e planejar financeiramente é fundamental para ter uma vida confortável.
Todos precisamos fazer nossos orçamentos: controlar onde e como ganhamos e principalmente onde e como gastamos.
Organizando as finanças ajuda a viver com mais conforto. Fazer uma planilha de controle mensal de receitas e despesas é o melhor caminho. Cuide com cuidado dos gastos variáveis, pois é aí que acontecem maiores problemas. Se tiver algum investimento (ativos), mas também tiver dividas (passivo), analise o valor dos juros deles para ver se não vale à pena amortizar as dividas.
Cuidado com as armadilhas de comprar a prazo ou do uso de cartões de credito ou cheque especial.
Trace um plano mensal em que seu objetivo maior, é fazer sobrar dinheiro.
Depois de todo esforço para sobrar dinheiro, precisamos saber o que fazer com que poupamos. Afinal temos que proteger esse dinheiro contra a inflação e ainda dar uma remuneração adequada para ele. No mundo financeiro existem riscos que são assumidos pelos investidores. Diz a teoria de finanças que quanto maior o retorno das aplicações, maior poderá ser o risco da aplicação.
Qual é o melhor investimento? ..
O primeiro passo é examinar em qual o perfil de investidor se encaixa: Conservador, Moderado ou Agressivo?
Perfil Conservador é aquela pessoa que não pode ou não deseja correr riscos. Exemplo: um aposentado, sem grandes rendas extras. Portanto seu objetivo como investimento é proteger o patrimônio.
Perfil Moderado