importancia da arte
A arte, segundo alguns, nos remete a objetos consagrados pelo tempo e que se destinam a provocar sentimentos vários, dentre eles, um, difícil de precisar, o sentimento do belo. De acordo com Alfredo Bosi, esta resposta fere sem dúvida alguns aspectos importantes da obra de arte: A objetividade da obra quanto ser material e a subjetividade da mesma, ou seja, o efeito psicológico causado em seu receptor.
A civilização industrial tende a nos mostrar, em todas as coisas, possibilidades de consumo e fruição. Mesmo que a arte atual seja vista como simples mercadoria isto não deve impedir-nos de ver de forma um pouco mais abrangente as questões maiores da natureza e das funções da arte.
A arte tem representado desde a Pré-História uma atividade fundamental do ser humano. Atividade que, ao produzir objetos e suscitar certos estados psíquicos no receptor, não esgota absolutamente o seu sentido nessas operações. Estas decorrem de um processo totalizante, que as condiciona: o que os leva a sondar a arte enquanto modo específico de os homens entrarem em relação com o universo e consigo mesmos.
Funções da Arte
A razão de ser da arte nunca permanece inteiramente a mesma. A função da arte, numa sociedade em que a luta de classes se aguça, difere, em muitos aspectos, da função original da arte. No entanto, a despeito das situações sociais diferentes, há alguma coisa na arte que expressa uma verdade permanente. E é essa coisa que nos possibilita - nós que vivemos no século XXI - comovermo-nos com as pinturas pré-históricas das cavernas e com antiquíssimas canções.
As obras de arte, desde a Antiguidade até hoje, nem sempre tiveram a mesma função. Ora serviam para contar uma