IMPORT NCIA DA SILVICULTURA
649 palavras
3 páginas
IMPORTÂNCIA DA SILVICULTURAA principal importância da silvicultura é relacionada com o valor econômico traduzidos por rendas e empresas originadas pela extração de produtos florestais como madeira comercializável, lenha, carvão, estacas, celulose, resinas, látex, frutos, sementes, produtos medicinais, alcoóis e etc. Estes produtos são de grande importância para muitas regiões e países é ainda o valor das formações das florestas traduzido pelos estoques de carbono das mesmas.
As florestas não apenas produzem grande quantidade de matérias básicas para o homem (madeiras, resinas, frutos etc.), como são também fundamentais para o equilíbrio do planeta, tanto pela abundância e variedade de seres vivos que abrigam, como por sua influência no clima, na conservação do solo e na qualidade paisagística de uma região. Funcionam também como termostato, evitando os extremos de temperatura verificados em territórios desérticos.
Busca ainda auxiliar na recuperação das florestas através do plantio de mudas, preferencialmente de caráter regional, de forma a ampliar as possibilidades de manutenção dos biomas locais visando à recuperação de recursos hídricos e manutenção da biodiversidade, de forma a aumentar a eficiência do processo.
Plantio por sementes: esta técnica supera uma das barreiras à regeneração natural, pois os propágulos seriam diretamente lançados no local a ser restaurado. Mas o sucesso no emprego desta técnica depende de haver condições mínimas para que ocorra o recrutamento das plântulas e dos juvenis e da manutenção das interações para a funcionabilidade do ecossistema. No Mato Grosso algumas iniciativas demonstram que o método da semeadura direta, ainda que com desempenho não satisfatório para algumas espécies, mostrou-se viável, o que o recomenda como alternativa econômica de restauração florestal (Ver: www. socioambiental.org).
Plantio de mudas: Apesar de ser uma forma mais onerosa de restauração de áreas degradadas, por aumentar as chances de sucesso do