Import ncia da implanta o de projetos no setor p blico e os principais fatores da Gest o de Projetos
Toda vez que falamos em projetos e como eles devem ser gerenciados, não podemos esquecer de que antes de sua elaboração, todas as suas fases devem ser previamente pensadas, analisadas e calculadas (custos, tempo de duração, mão de obra capacitada, público alvo, necessidade de execução e aplicabilidade) para a garantia do seu sucesso.
O gerenciamento dos projetos tem que ser feito por pessoas que sejam realmente capacitadas nas diversas áreas que serão utilizadas durante a sua execução, pois tudo tem que funcionar da melhor forma possível, como se fosse um “motor”, pois se em alguma etapa do processo houver uma falha ou algo deixar de ser feito por algum setor, todo o projeto corre o risco de ser prejudicado ou causará um atraso em sua execução até se chegar ao seu final.
No setor público não é diferente. O setor público é muita procurado devido ao fornecimento de inúmeros benefícios e serviços voltados à população, e para que possa ser oferecido um “produto” de qualidade, várias ações e adequações tem sido realizadas para a melhora do processo, utilizando as diversas ferramentas existentes na sua elaboração e no seu desenvolvimento. O problema é que, por falta de uma maior capacitação, empenho ou vontade de alguns servidores que são responsáveis pela execução dos trabalhos, a qualidade fica a desejar gerando muitas reclamações e descrédito junto à população.
A gestão de um projeto no setor público deve seguir as mesmas rotinas de um processo da área privada. Mas existem muitas diferenças entre uma e outra, desde a sua idealização até se chegar ao objetivo desejado.
Por abranger áreas muito específicas, a idealização do projeto para o setor público deve ser muito bem analisada, com levantamentos bem minuciosos em todas as fases de sua elaboração e execução. Mas percebe-se a importância em se idealizar e gerenciar projetos que realmente atendam à necessidade do povo