Implementação dos 10s
O Programa 10S é constituído de 10 passos básicos para auxiliar e organizar melhor o nosso trabalho. Cuidar da limpeza, usar bem o material, evitar desperdícios e acidentes, aumentar a produtividade e tomar uma série de atitudes simples, mas indispensáveis para facilitar e descomplicar nossas tarefas, além de tornar o nosso dia-a-dia muito mais tranqüilo.
A implementação deste programa não contempla investimentos financeiros significativos em máquinas e tecnologia, a essência dele é a alteração no comportamento das pessoas, transformando colaboradores e dirigentes em parceiros que objetivam uma melhor qualidade de vida e a continuação dos negócios da empresa.
2. OBJETIVOS DO PROGRAMA 10S
O objetivo deste programa é apresentar uma metodologia prática para a reorganização da empresa, buscando uma melhor eficácia no serviço prestado. Propõe uma reeducação e recuperação de práticas e valores freqüentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos.
Buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania, melhoria da qualidade de vida e o ambiente de trabalho, eliminar as causas de não-conformidade sobre todos os aspectos enfocados em cada Senso, evitar excesso e desperdícios, reduzir custos, incentivar a criatividade, preparar o ambiente para a qualidade total e, sobretudo disciplinar os colaboradores nas condições indispensáveis para uma vida de sucesso.
Este programa foi desenvolvido como uma ferramenta eficaz de auxilio na manutenção das certificações ISO 9001:2008, OHSAS 18001:2007, ISO 14001:2004 e PBQP-H.
3. DESENVOLVIMENTO 4.1. ORIGEM DO PROGRAMA – DO 5S AO 10S
A utilização de técnicas de estímulo à cultura da qualidade, desenvolvida pelas Empresas Japonesas na década de 70 e mundialmente difundida no ocidente nos anos 80 e 90, provocaram diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores da sociedade.
Uma técnica desenvolvida pôr Kaoru Ishikawa em 1950 no Japão