Indicadores de qualidade em farmacia hospitalar
A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, ao armazenamento, ao controle, à dispensação, distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares, bem como à orientação de pacientes internos e ambulatoriais visando sempre à eficácia da terapêutica, além dos custos, ensino e pesquisa. (TAKASHINA e FLORES, 1996).
A farmácia é um setor do hospital que necessita de elevados valores orçamentários, e o farmacêutico hospitalar está habilitado a assumir tais atribuições e pode contribuir para a racionalização administrativa com conseqüente redução dos custos. (CHIAVENATO, 2004).
O objetivo desta pesquisa é mostrar a importância do uso de indicadores de qualidade em farmácia hospitalar. Alguns aspectos importantes para se ter a garantia de qualidade são: Avaliação do diagnóstico; padronização ; documentação e registros; educação e treinamento ; auditorias; estratégia e declaração da missão. (GAUDARD et al.,1994).
Os Indicadores são elementos essenciais para a elaboração do planejamento e controle dos processos das organizações. São fundamentais para a análise crítica do desempenho das organizações, para a tomada de decisões e para o replanejamento. Os indicadores são formas de representação quantificáveis de produtos e processos. Um indicador deve ser gerado de forma a assegurar a disponibilidade dos dados e resultados mais relevantes, no menor tempo possível e ao menor custo (TAKASHINA e FLORES, 1996).
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Farmácia hospitalar
2.1.1 Definição
A Farmácia Hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, em que se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares. É igualmente responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia da