implementação de um SGA
Etapa 1: Diagnóstico
É realizado um diagnóstico inicial durante visita às instalações da empresa com a finalidade de dimensionar as fases do projeto e estabelecer um cronograma de implantação. Em adição a este diagnóstico, é feito um aprofundamento ao longo dos trabalhos, visando o levantamento dos dados necessários à elaboração dos documentos relacionados ao Sistema de Gestão e implementação do sistema.
Etapa 2 - Mapeamento
Nesta fase, em função do objetivo da implantação, a SGA: ISO 9001 - identifica os macro processos relacionados aos produtos e serviços e define os indicadores para gestão destes processos. ISO 14001 - identifica os aspectos e impactos ambientais, os requisitos legais e regulamentares ambientais. OHSAS 18001 - identifica os perigos e riscos relacionados à segurança e saúde ocupacional, e os requisitos legais e regulamentares aplicáveis. HACCP - identifica os perigos, analisa-os e determina os pontos críticos de controle. Nota: para outras normas de referência (ex.: GMP, TS 16949, SA 8000), esta fase é determinada posteriormente.
Etapa 3 - Elaboração dos documentos
A SGA detalha os processos relacionados ao Sistema de Gestão bem como elabora os procedimentos e o Manual de Gestão. A seguir, estes procedimentos são apresentados para a aprovação de sua empresa antes de serem implementados. Eventuais desvios são resolvidos nesta fase.
Etapa 4 - Treinamento
A SGA realiza treinamento operacional dos conceitos envolvidos na implantação dos procedimentos elaborados, quando podem ser discutidos os requisitos da norma e como eles estão sendo considerados nos procedimentos aplicáveis. Outros treinamentos poderão ser dimensionados em função da necessidade da empresa, como formação de auditores internos, interpretação dos requisitos da norma de referência