implementaçao teórica principal
O ciclo PDCA, é um método para melhoria de processos, e consequentemente da qualidade, que tem como objetivo o melhoramento contínuo de forma estável e sustentável, ou seja, cíclica, com padronização do processo aperfeiçoado a cada degrau. Um dos custos relevantes de uma empresa, está relacionado a qualidade na manufatura, a qual é responsável pela transformação da matéria–prima, em itens e subitens de componentes ou peças, que irão compor um determinado produto acabado.
Segundo Ferraz (1997, p.16), “As transformações tecnológicas e curso na indústria mundial, que para muitos estudiosos constituem as bases de uma terceira revolução industrial, revelam a consagração de um novo paradigma produtivo, onde, a qualidade de produto, flexibilidade e rapidez de entrega, além da racionalização dos custos de produção, passaram a constituir as alavancas básicas da competitividade.”
O Ciclo PDCA é hoje, um dos principais métodos da administração pela qualidade total. Essa ferramenta fornece o caráter científico à administração moderna, por apresentar uma correspondência perfeita, com cada uma das etapas do Método Científico Tradicional. Devemos ressaltar que o PDCA, pode ser aplicado em todos os níveis de uma organização, desde a alta administração até o "chão de fábrica", enquanto que o Método Científico possui uma linguagem hermética que o restringe aos ambientes acadêmicos.
Segundo Werkema (1995), o método PDCA de melhorias consiste em uma seqüência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, que tem como objetivo localizar a causa fundamental de um problema, para posteriormente eliminá-la.
As organizações vêm enfrentando cada vez mais impactos relacionados às mudanças políticas, econômicas e financeiras, o que influi no papel que essas devem desempenhar no 20 meio ambiente empresarial. Dia a dia ocorrem fatos que afetam o momento atual e o destino das organizações, e, portanto, é necessário tomar decisões, não se esquecendo dos