Implementar um fluxo de caixa regular
Atualmente as pessoas vivem em um mundo onde a economia modificase a todo o instante e a concorrência é acirrada e competitiva, com isso é necessária utilizar todos os recursos disponíveis para o crescimento e desenvolvimento dos negócios, sendo assim, cada empresa de alguma forma trabalha firmemente para atingir os resultados esperados, diante destes fatos, verifica-se que a busca por inovações nos processos de administrar, de gerir pessoas, de adaptação e preparação das empresas para vivenciar as diversidades do mercado e manter o empreendimento.
É neste contexto que se destaca o fluxo de caixa como um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável ainda em todo o processo de tomada de decisões financeiras.
Segundo Matarazzo (1998, p.369) “fluxo de caixa é um instrumento que relaciona os ingressos e saídas (desembolsos) de recursos monetários no âmbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo”.
O fluxo de caixa é de fundamental importância para as empresas, constituindo-se numa indispensável sinalização dos rumos financeiros dos negócios. A insuficiência de caixa pode determinar cortes nos créditos, suspensão de entregas de materiais e mercadorias, e ser causa de uma séria descontinuidade em suas operações. A manutenção de saldos de caixa propicia folga financeira imediata à empresa, revelando melhor capacidade de pagamento de suas obrigações.
Durante os levantamentos preliminares buscando o assunto para este trabalho, observou-se a necessidade da implantação de um fluxo de caixa na empresa Class Salão de Beleza e Estética ME, pois a mesma não possui um controle regular dos recursos financeiros.
Por este motivo optou-se por realizar uma coleta de dados através de pesquisa documental, entrevista e observações feitas com a proprietária da empresa acerca das rotinas e procedimentos da área financeira da organização. Estas pesquisas