Implantação software
Interessante como, princípios de diferentes naturezas, aplicados em variadas áreas do conhecimento, nos levam a abrir as janelas da inteligência.
Isso aconteceu quando entrei em contato com o princípio da entropia, e tem se tornado cada vez mais valioso. Mas, o que é entropia?
Para quem não sabe, entropia é um princípio que rege todo o universo e que afirma que todos os tipos de organização tendem a desaparecer. Mas que organizações são estas?
Ora, qualquer tipo de organização. Podem ser empresas, instituições, corpos celestes, seres de todas as espécies, de baixa complexidade, como um inseto, ou de alta complexidade, como você e eu.
Este princípio também afirma que as organizações tendem a se perpetuar conforme trocam energia com o meio externo. Ou seja, quanto mais energia uma organização trocar com o meio externo, maior a tendência de que se perpetue. Mas, que tipo de energia é essa?
Ora, não é qualquer energia. É a energia adequada para que a organização se mantenha em condições de sobrevivência, e pode ser calor, alimento, oxigênio, emoções, informações e tecnologia entre outras.
Em tempos de globalização e de competição acirrada, as organizações têm percebido de forma intensa este princípio. Empresas que não conseguiram romper com seus paradigmas e não absorveram bem as mudanças da atual dinâmica dos negócios, ou seja, não trocaram energia com o meio externo adequadamente, apressaram o processo, desapareceram ou estão a caminho da extinção.
Para que a energia seja trocada adequadamente, é necessária a atuação de uma camada permeável, entre a organização e o meio externo, composta de filtros que carecem de instrumentos muito precisos para selecionar a energia em termos de qualidade, quantidade e diversidade, ou a organização pode se ressentir do desequilíbrio gerado internamente.
Várias áreas dentro de uma empresa fazem o papel de filtro, mas pela sua criticidade, vamos nos restringir à área de