Implantação ERP
O assunto é extenso e optamos por contá-lo por partes, seguindo as etapas ou fases de um projeto. Sobre as fases, sugerimos a leitura do artigo sobre o roadmap da metodologia ASAP, neste blog ou no site da SAP, para melhor compreensão de um projeto do seu início até o fim.
Um projeto de implantação de SAP é estratégico para o posicionamento da empresa no mercado e patrocinado diretamente pela presidência. A SAP, ciente da dimensão dos seus projetos, desenvolveu uma metodologia conhecida como ASAP – Accelerated SAP – usada por ela e pela boa parte das consultorias parceiras para gestão dos projetos de implantação do ERP ou outras plataformas.
A metodologia objetiva conduzir o projeto através de cinco fases de forma a garantir a entrega do sistema em ambiente produtivo, de acordo com o escopo e prazo contratados, e com a qualidade assegurada. A ASAP possui ferramentas aceleradoras em cada fase de projeto que permitem a redução de tempo de consultoria e aceleração na realização das atividades pelas equipes de projeto.
Na fase de desenho da solução, a fase 2, algumas ferramentas disponíveis ajudam na organização da documentação e acompanhamento do andamento e status do projeto. O “Solution Manager” cumpre com este papel e é considerada a ferramenta de gestão de projetos SAP. Outra ferramenta utilizada como aceleradora da fase de desenho são questionários prontos, separados por módulo do R/3, que ajudam a delimitar o escopo para a implantação do módulo. Estes questionários são conhecidos como “Q&Adb” (Questions&Answers database) e são preenchidos pelo consultor de acordo com as respostas fornecidas pelos