IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS DE PEQUENO PORTE NA REGIÃO SUL DA BAHIA
Itapetinga/BA
2012
RAFAEL RAMOS FERREIRA GONÇALVES
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS DE PEQUENO PORTE NA REGIÃO SUL DA BAHIA
Itapetinga/BA
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1.INTRODUÇÃO 3
2.JUSTIFICATIVA 5
3.OBJETIVOS 7
3.1.OBJETIVO GERAL 7
3.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
4.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
As pequenas e médias empresas têm uma importância muito grande no setor industrial brasileiro, mas passam por muitos problemas que atrapalham a continuação de suas atividades, como pouco crédito no mercado, taxas de juros muito elevadas e competição desigual com as empresas de grande porte. Essas empresas de pequeno e médio porte se mantêm distante das questões ambientais, devido aos altos custos para a implantação de técnicas de produção mais limpa. Consequentemente, as empresas que se adequam às legislações ambientais tornam-se reconhecidas e saem na frente na competição do mercado.
O setor de alimentos destaca-se pelo alto consumo de água e maior geração de efluentes por unidade produzida dentre a maioria das atividades industriais (RAMJEAWON, 2000), principalmente pela limpeza de tanques, pasteurizadores e tubulações, que geram um grande volume de efluentes com elevada carga orgânica, como Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), óleos e graxas, nitrogênio e fósforo. Considerando que gasta-se em médio 5 litros de água para a produção de 1 litro de leite ou derivados (FLORENÇANO, 2004) pode-se ter a noção dos efluentes gerados por empresas do tipo.
As indústrias de laticínios ocupam um grande destaque, em nível global, no setor de produção de alimentos, pois são responsáveis pela fabricação e