fichamento de cartas de atenas
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia
Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo I
Professora: Maria Simone Morais Soares
Aluno (a): Melanie Mondoloni
REFERÊNCIA DO TEXTO: CIAN, Assembleia. Carta de Atenas. Atenas 1933. Pp. 1 – 38.
RESUMO: o texto corresponde ao resultado do congresso internacional de arquitetura moderna CIAM de 1933. Onde foram debatidos temas acerca do urbanismo. Várias questões foram levantadas a cerca da habitação, circulação, politica, sociedade, costumes e saúde. Tendo como base o estudo de cidades importantes
FICHAMENTO
O recorte territorial administrativo das cidades pode ter sido arbitrário desde o início ou pode ter vindo a sê-lo posteriormente, quando, em decorrência de seu crescimento, a aglomeração uniu-se a outras comunidades e depois as englobou. Esse recorte inicial se opõe a uma boa gestão do novo conjunto. (Pg. 1)
Só se pode enfrentar um problema de urbanismo referenciando-se constantemente aos elementos constituídos da região e, principalmente, a sua geografia, chamada a desempenhar um papel determinante nessa questão: linhas de divisão de águas, morros vizinhos desenhando um contorno natural confirmado pelas vias de circulação, naturalmente inscritas no solo. Nenhuma atuação pode ser considerada se não se liga ao destino harmonioso da região. (P. 1)
Isolado, o homem sente-se desarmado. (...) Incorporado ao grupo, ele sente pesar sobre si o constrangimento de disciplinas inevitáveis, mas, em troca, fica protegido em certa medida contra a violência, a doença, a fome: pode aspirar a melhorar sua moradia e satisfazer também sua profunda necessidade de vida social. (P. 2)
Um plano é sábio quando permite uma colaboração frutífera, propiciando ao máximo a liberdade individual. Irradiação da pessoa no quadro do civismo. (P. 2)
A proporção dos elementos água e terra, quer atue na superfície, opondo as regiões lacustres ou fluviais às extensões de