Impermeabilização
Processos e Patologias
IMPERMEABILIZAÇÃO
É o ato de tornar algum material, área ou objeto impermeável, isto é, de fazer com que a água ou outro fluido não consiga atravessar esse material, área ou objeto.
EFLORESCÊNCIA:
Eflorescências são depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como pisos (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas, e umidade constante ou infiltração. Os depósitos acontecem quando os sais solúveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas de emboço, de fixação, de rejuntamento ou nas placas cerâmicas são transportados pela água utilizada na construção, na limpeza ou vinda de infiltrações, através dos poros dos componentes de revestimento.
Solução Técnica:
Regularização impermeável + Impermeabilização com cimento polimérico Sikatop 100
+ Acabamento.
Preparação da regularização impermeável:
Prepare a regularização impermeável com o impermeabilizante líquido Sika 1, usando o seguinte traço:
1 lata de Cimento + 4 Latas de Areia Lavada + 1 litro de Sika 1 + 10 litros de água.
Importante: Misturar o Sika 1 na água antes de preparar a massa.
Sequência executiva:
1 - Nas áreas a serem impermeabilizadas, executar sobre o contra piso ou laje de concreto a regularização impermeável acima descrita com o mínimo de 2cm de espessura, dando o caimento de 1% em direção aos ralos. Subir a regularização impermeável 20 cm nas paredes. No caso de Box de banheiros, subir a regularização impermeável até a altura do registro de parede. Os cantos de piso/parede devem ser arredondados, não deixando quinas vivas.
2 - Molhar a regularização impermeável por três dias, fazendo uma boa cura.
3 - Após a cura da regularização impermeável, aplicar sobre ela 3 demãos cruzadas e alternadas de Sikatop 100, aguardando a secagem da demão anterior para aplicar a posterior. 4 - Após três dias da última demão de