Impermeabilização
1. O que a Norma Brasileira NBR 8083, define como Impermeabilização?
R= A ABNT NBR 8083/83 - Materiais e sistemas utilizados em impermeabilização foi Cancelada em 31/10/2003 e substituída pela ABNT NBR 9575:2003 e revisada em 2010.
A Norma Brasileira NBR 8083 define Impermeabilização como sendo a proteção das construções contra a passagem de fluidos.
A impermeabilização é parte do projeto da obra e sua elaboração é fundamental para o bom e duradouro resultado de uma construção.
2. O que é um material impermeável?
R= Impermeável é o processo pelo qual não deixa atravessar um revestimento ou outro material por fluidos, especialmente a água. Por exemplo, quando a água infiltra na superfície e estrutura da edificação, afeta o concreto, a ferragem e a alvenaria, tornando o ambiente da edificação insalubre e reduzindo seu tempo de vida útil.
3. Porque a impermeabilização geralmente sofre cortes nos custos das obras?
R= A impermeabilização geralmente sofre cortes nos custos das obras pelo fato principalmente de economia na obra, mesmo que signifique apenas de 1% a 3% do custo total da obra, já que o contratante muitas vezes não possui contato visual com o processo de impermeabilização. É importante sempre alertar o contratante sobre o que é a impermeabilização e explicar as vantagens da aplicação na construção ou reformas, assim como riscos caso o mesmo opte por não fazer uso de matérias impermeáveis na obra.
4. Onde podemos executar a impermeabilização, quando se quer um investimento satisfatório?
R= Atualmente existe uma gama de soluções para impermeabilização e opções de aplicação dependendo do tipo de edificação e/ou reforma.
É recomendável impermeabilizar, na etapa da construção mais adequada, as superfícies que terão maior contato com fluidos como: alicerces, paredes de encostas, caixas d’água, piscinas, coberturas, vigas, calhas, jardins, poços de elevador, muros de arrimo, lajes ou quaisquer áreas passíveis de receber ou