Impermeabilizantes
Faculdade Alagoana de Tecnologia – FAT
Curso de engenharia civil
Bruno Pedrosa
Elias Leocadio
Higor Vieira
Lucas Martinho
Pedro Henrique
Pedro Lucas
IMPERMREABILIZANTES
Maceió
2013
Bruno Pedrosa
Elias Leocadio
Higor Vieira
Lucas Martinho
Pedro Henrique
Pedro Lucas
IMPERMEABILIZANTES
Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina Materiais de construção / Metodologia da Pesquisa no5º período do curso de engenharia civil noturno, da Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura / Faculdade Alagoana de Tecnologia (FAPEC/FAT).
Orientador: Prof. Lucas Pereira.
Maceió
2013
INTRODUÇÃO
O trabalho de impermeabilizantes tem, como objetivo esclarecer algumas duvidas sobre o tema abordado, tendo em vista q a impermeabilização pode ser divididas em varias etapas, desde a fase de viabilização até o acompanhamento da obra.
Vamos falar um pouco sobre:
Definição
Histórico
Classificação
Aplicação na construção civil
Normas
Patologia
DEFINIÇÃO
Impermeabilizantes, também chamados hidrorepelentes, são substâncias que detêm a agua, impedindo sua passagem, muito utilizados no revestimento de peças e objetos que devem ser mantidos secos. Agem eliminando ou reduzindo a porosidade do material, preenchendo infiltrações e isolando a umidade do meio.
Na construção civil, são empregados no isolamento de fundações, pisos, telhados, lajes, paredes, reservatórios e piscinas.
Podem ter origem natural ou sintética, orgânica ou inorgânica. Dentre as naturais destaca-se a mamona, dentre as sintéticas o petróleo.
Existem vários tipos de impermeabilizantes. Hoje em dia um dos mais procurados é o impermeabilizante acrílico, por sua durabilidade e por ser completamente atóxico, podendo por isso ser usado em qualquer ambiente. Outro