sociologia 1 unidade
Realidade Social:
A realidade social é construída pelas interações dos indivíduos em sociedade e pelas relações destes com o meio natural, tendo em vista a sua sobrevivência.
Prática social é o conjunto dos comportamentos sociais, ou seja, os seres humanos interagem, pois a sua sobrevivência depende da cooperação que estabelecem no ato de produção e distribuição de bens, de natureza material, cultural ou espiritual e, assim, a sua sobrevivência depende da existência e cumprimento de regras ou de normas que regulam as suas ações, das práticas sociais. Desta forma, as práticas sociais dependem da originalidade de cada grupo, do lugar geográfico e do tempo cronológico. Ou seja, uma sociedade que está num certo lugar geográfico e num certo momento e tempo histórico irá ter características próprias que a distingue das outras e que explicam a sua evolução. Assim, as práticas sociais são procedimentos aceites e partilhados pelos indivíduos de uma determinada comunidade, num determinado momento, resultando das suas necessidades. Exemplos de práticas socias: ir à caça ou ir a um supermercado. As práticas sociais evoluem, porque resultam da constante necessidade de o individuo encontrar formas superiores de bem-estar. A ação humana depende do espaço, da época e do meio natural ou geográfico. Deste modo, as praticas sociais são uma consequência da integração do ser humano num dado meio natural e, pois isso, o ser humano tem tido uma ação de aproveitamento e de modificação do meio em que vive.
Por isso, a realidade social é um subsistema, decorre das necessidades de organização da vida humana em relação aos entraves do meio ambiente, que se vão tornando mais fortes à medida que aumentam as relações entre cada ser humano e entre o ser humano e a natureza que o condiciona e que é condicionada pelos humanos.
Complexidade da realidade social:
A ação dos seres humanos sobre o ambiente tem sido uma ação destruidora, com más construções,