Impermeabilidade
WISLEY RAFAEL DE PAULA CASTRO
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I: IMPERMEABILIZAÇÃO
UBERABA – MG
2012
WISLEY RAFAEL DE PAULA CASTRO
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I: IMPERMEABILIZAÇÃO
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba ao Curso de Engenharia Civil como parte das exigências da disciplina Tecnologia da Construção I do 5º período.
Professor: Douglas Tsukamoto
UBERABA – MG
2012
1 IMPERMEABILIZAÇÃO DE VIGA BALDRAME
Independente do tipo de fundação adotada deveu executar uma impermeabilização no respaldo da viga baldrame. A fundação sempre é executada num nível inferior ao do piso, sendo necessário assentar algumas fiadas de tijolos sobre a sapata corrida ou sobre o baldrame, até alcançarmos o nível do piso (Alvenaria de embasamento). No tijolo a água sobe por capilaridade, penetrando até a altura de 1,50m nas paredes superiores, causando sérios transtornos. Portanto é indispensável uma boa impermeabilização no respaldo dos alicerces, local mais indicado para isso, pois é o ponto de ligação entre a parede que está livre de contato com o terreno e a viga baldrame.
[pic]
O processo mais utilizado é através de argamassa rígida; usando, geralmente, impermeável gorduroso (Vedacit ou similar), dosado em argamassa de cimento e areia em traço 1:3 em volume:
• 1 lata de cimento (18 litros) • 3 latas de areia (54 litros) • 1,5 kg de impermeável Após a cura da argamassa impermeável a superfície é pintada com piche líquido (Neutrol ou similar), pois o piche penetra nas possíveis falhas de camadas, corrigindo os pontos fracos. Devemos aplicar duas demãos e em cruz. Outro processo utilizado dispensa o uso da pintura com