Impermeabilidade e permeabilidadedo concreto

2673 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICESUMAR

O VIDRO

Nome: Gabriela Schulter de Souza
RA:14098972
Turma: Eng Civil 2º NA
Disciplina: MATERIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Professor(a) Titular: JUDSON RICARDO RIBEIRO DA SILVA
Coordenador(a) do Curso: JULIO RICARDO DE FARIA FIESS
MARINGÁ
SET/2014

Introdução:
A história da descoberta do vidro é bem antiga, e os primeiros registros datam de 5000 a.C.; quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira - na beira da praia - sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio ( que serviam para segurar suas panelas). O fogo, aliado à areia e a o nitrato de sódio, originou, pela primeira vez acredita-se, um líquido transparente, o vidro. Por volta de 1940, a estrutura da indústria primária do vidro no mundo ocidental estava estabelecida com quatro nações envolvidas, cada uma dominada por um pequeno número de fabricantes principais, todos relacionados e separados por uma rede de patentes e interdependências.

Definição:
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolador, possui baixo índice de dilatação e condutividade térmica, suporta pressões de 5.800 a 10.800 Kg por cm2.

Sílica ( SiO2)
Matéria prima básica (areia) com função vitrificante. Potássio ( K2O) Alumina ( Al2O3)
Aumenta a resistência mecânica. Sódio ( Na2SO4) Magnésio ( MgO)
Garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica. Cálcio ( CaO)
Proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.

A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão. Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à

Relacionados