imperio votorantim
Antônio Ermírio de Morais dono de um império de bilhões de dólares, nasceu em 4 de junho de 1928 na cidade de São Paulo. Homem conservador, filho de um engenheiro pernambucano que criou o grupo Votorantim. Antônio Ermírio formou-se em engenharia metalúrgica na mesma universidade que seu pai estudou. Casou-se em 1953 com Maria Regina.
Dando prosseguimento aos empreendimentos do pai o grupo Votorantim em voos mais ousados passou a concorrer com grandes produtores de alumínio. Em 1956 passou por crises financeiras onde a empresa teve que contrair empréstimos, na mesma época Antônio sofreu um acidente ao visitar a unidade queimando com soda caustica. Tudo isso foi motivo de aprendizado para ele, onde passou a usar essa experiência para o grupo, tornando-a uma multinacional com a aquisição da fabrica de cimentos.
Esse homem de mente visionaria e empreendedora consolidou tanto o grupo que a empresa já se encontrava com 60 mil funcionários atuando nas diversas áreas como cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel e entre outros. O grupo passou a possuir um banco e Ermírio de Morais costumava brincar que a instituição só foi criada para não pagar os juros cobrados pelo mercado e estabelecidos pelo banco central. E os empreendimentos não paravam, criou a Votorantim Ventures, um fundo de investimento para em áreas como a biotecnologia e bioquímica e etc.
O espirito politico aflorou como o do pai, engajando como candidato ao governo do estado de São Paulo em 1986 pelo PTB, PL e PSC ficando em segundo lugar. Com a frustração da perda e com a politica suja do Brasil ele se inspirou e passou a escrever peças teatrais falando de politica. O empresário se dedicava a uma sociedade beneficente de São Paulo uma hora e meia todo dia. Em 2001, Antônio Ermírio de Morais deixou a presidência do grupo Votorantim e passou o “reinado” aos filhos e sobrinhos. Ele era um trabalhador incansável, o que o fez afastar foram as complicações de saúde que afetaram