Imperio Bizantino
2-
3-
4- Cesaropapismo: Era um sistema de relações entre a igreja e o estado em que o chefe do estado tinha a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã. Iconoclasta/Iconoclastia foi um movimento político-religioso contra a veneração de ícones e imagens religiosas no Imperio Bizantino que começou no início do século VIII e prolongou até o século IX. Ícone: O ícone é a representação da mensagem cristã descrita por palavras nos Evangelhos. Concílio: Um concílio é uma reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes. Patriarcas: Após a divisão definitiva do Império Romano, a igreja continuou unida, chefiada pelos bispos das cidades mais importantes. Os bispos dessas cidades eram chamados de patriarcas.
Parte 3
1- A Igreja Ortodoxa nega a existência do limbo e do purgatório. A Igreja Ortodoxa só admite sete Concílios, enquanto a Romana adota vinte
2- Boa parte dos países ocidentais (Europa e América Norte, Central e do Sul) 1- 330 O imperador Constantino inaugura a cidade de Nova Roma, que, no futuro, será chamada de Constantinopla. 395 Com a morte de Teodósio I, em 395 d.C, o Imperio Romano foi dividido em Império Romano do Oriente(Império Bizantino) e do Ocidente. 1054 A igreja cristã ortodoxa separa-se da Igreja católica apostólica romana. 1453 Constantinopla cai nas mãos dos turcos-otomano.
2-
3-
4- Cesaropapismo: Era um sistema de relações entre a igreja e o estado em que o