imperialismo na asia e na africa
Inglesa: África e Índia
A Companhia Inglesa das Índias Orientais foi fundada em 1600 e iniciou, desde 1757, a colonização de partes da Índia, aproximadamente em 1858, após derrotar uma confederação sique no Panjabe em 1849, a coroa britânica assumira o controle político de virtualmente todo o subcontinente. Tropas indianas no exército britânico desempenhariam um papel vital em ambas as guerras mundiais. A resistência não-violenta ao colonialismo britânico, chefiada por Mahatma Gandhi, Vallabhbhai Patel e Jawaharlal Nehru, levou à independência frente ao Reino Unido em 1947.
A Inglaterra passou a negociar na Índia diretamente com os governos locais: Marajão, enfraquecendo o governo central e a economia local, provocando a Revolta Nacionalista dos Cipáios, , que foi vencida pelos ingleses.
Inglesa: Ásia e China
A Inglaterra comprava em larga escala o chá da China mas não tinha produtos para vender na mesma proporção passando a industrializar o ópio, provocando a Guerra do Ópio, que foi vencida pelos ingleses e que impuseram a China o Tratado de Nanquim, exigindo a abertura de 5 portos chineses e o domínio da ilha de Hong Kong por 100 anos
Inglesa: África
A Inglaterra dominou o continente africano inicialmente pelas regiões do Egito e África do Sul através da Conferência de Berlim (1884-1885) que legitimaria a anexação de todos os territórios ao longo desse corredor africano: Egito, Sudão, Quénia, Rodésia, Transvaal, etc.
Francesa: Ásia e África
Francesa: Ásia
A maior dominação do continente asiático foi na Península da Indochina – Vietnã. Na segunda metade do século XIX, o Sudeste asiático foi reduzido à condição de colônia francesa; em 1859 após 57 anos de lutas a França conseguiu dominar as cidades de Saigon e Tourane. Pouco tempo depois valendo-se da rivalidade entre os governos do Camboja e do Sião o império colonialista francês converteu o Camboja em seu protetorado (1863). Com o avanço das