Imperialismo, 1 Guerra Mundial e Revolução Russa
Unificação Italiana – 1848 – 1861
Norte ELITE industrial/ Rei Vitor Emanuel II – Monarquia Constitucional Do Reino de Piemonte e Sardenha - inicia o movimento de unificação monarquista com o slogan "A Itália vai fazer-se“ – Risorgimento.
Sul POPULAR/agrário - Movimento popular pela unificação italiana, comandado por Giuseppe Garibaldi (Camisas Vermelhas - projeto de República Democrática com demandas populares).O Norte Sardo-Piemontês Industrializado precisava de mercado consumidor e, por isso, aproveitou os anseios nacionalistas de Unificação (participando em guerras para fortalecimento bélico, e vencendo a Áustria, detentora de territórios itálicos).
1861 – Vítor Emanuel II, é aclamado Rei da Monarquia Constitucional da Itália.
1870 – Garibaldi e os republicanos do Sul desistem da República em nome da Unificação com o Norte!!
Unificação Alemã (2º- Reich) - 1871
Após o Congresso de Viena, surgiu a Confederação Germânica encontrava-se dividida em 39 Estados submetidos à Áustria (o Estado vice–presidente era a Prússia).
A Prússia (no Nordeste da Confederação) era Industrializada e buscava integração para o fortalecimento econômico:
1834 – Prússia inicia a Criação do Zollverein (acordo comercial-aduaneiro e liberal entre os Estados Germânicos)
1848 - Cai Metternich – Ministro austríaco; o enfraquecimento momentâneo favorece movimentos nacionalistas em toda a Alemanha, mas sofre repressão Austríaca (humilhação de Olmutz), assinalando um retrocesso no projeto de unificação.
Década de 1860 – Kaiser Guilherme I da Prússia, nomeia o Ministro (chanceler) Otto Von Bismarck, apoiado pelos latifundiários e pela burguesia industrial (investe na Indústria Bélica e na Indústria de Base). Foi o responsável pelo processo de Unificação dos Estados Germânicos através da máxima “indústrias e Guerras”!!
1864 – Guerra dos Ducados – Prússia e Áustria vencem a Dinamarca.
1866 - Guerra das Sete Semanas- Prússia vence a Áustria. A