IMPACTOS, POLITICA E OBJETIVOS AMBIENTAIS
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um dos instrumentos para controlar e minimizar os impactos ambientais gerados dentro da organização, proporcionando melhorias nos custos da organização, racionalização dos insumos e matéria-prima utilizada nas atividades. Atualmente, o SGA é visto pelas empresas como um modo de lucrar e não um custo indesejável. Quando se adota um comportamento ambientalmente eficiente, se otimiza o uso dos recursos, evitando desperdícios na produção e possíveis custos como seguros, multas e outros.
Como base de nossa pesquisa, verificamos que as empresas que desenvolvem o trabalho com granito, onde seu impacto ambiental desde os métodos de lavra, aberturas de acessos, afloramento rochoso (perfuração e corte), descalçamento, geração e disposição de estéreis, além da utilização de fontes de energia, efluentes e resíduos diversos.
Assim, essa atividade objetivou a classificação dos aspectos/impactos ambientais, bem como um rascunho da política ambiental desta empresa com seus objetivos ambientais, baseado nas informações da empresa GRANITO LTDA.
METODOLOGIA
Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa na Internet e nas orientações dadas em sala de aula, visando o conhecimento de todas as etapas do setor produtivo e a identificação dos resíduos gerados e do seu gerenciamento. Também, foram retirados orientações de estudos já realizados em empresas que trabalham com a industrialização do granito, para obter informações mais detalhadas a respeito da gestão ambiental.
Com esses dados foram identificados os aspectos e impactos ambientais do processo produtivo. Os impactos foram avaliados segundo a metodologia aprendida, caracterizando-os quanto a sua natureza e relevância. A natureza do impacto foi classificada em positiva ou negativa em relação ao meio ambiente. A relevância avaliou a abrangência, a gravidade e a frequência do impacto.
A abrangência analisou a extensão do dano, sendo classificada em