Impactos no manuseio, armazenamento e transporte de para-choques.
Betim-MG
Abril/2009
IMPACTOS NO MANUSEIO, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE PARA-CHOQUES
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Pitágoras do Campus Betim, como parte das exigências do programa do curso de Pós graduação em Engenharia de Produção, para obtenção do título.
Orientador: Luiz Filipe Trivelato
Betim - MG
Abril/2009
Dedico este trabalho, primeiramente a Deus, a todas as famílias e a todas as pessoas que torceram por nós durante está etapa de nossas vidas.
AGRADECIMENTOS
Ao Criador, que nos deram a vida e o qual em todos os momentos confiamos firmes e decididamente. Assim como também dotou-nos de uma mente e uma inteligência que nos incitam na busca do saber e da verdade.
Agradeço também, todas as famílias e em especial aos nossos professores Luiz Filipe Trivelato, Aloísio, Marcelo Alvin, Leonel, Solange, aos amigos de classe e a toda equipe do Pitágoras que nos apoiaram nesse trajeto de nossas vidas, comemorando os momentos alegres e nos confortando. Ao nosso orientador Luiz Filipe Trivelato, agradeço pela confiança e dedicação, pelo incentivo durante o curso.
´´Aquilo que persistimos fazer torna-se difícil, não porque a natureza da tarefa muda, mas porque a nossas capacidades de fazer aumenta”.
Luigui Giussani
RESUMO
A empresa a ser estudada Plascar Industria de Componentes Plásticos Ltda, situada na região de Betim-MG, Constatou-se que durante o processo de manuseio da área de armazenamento dos para-choques (Kamban) , alto índice de riscos e batidas no produto acabado, antes mesmo deste chegar ao cliente final.
O principal risco ocorre durante o manuseio e movimentação interna das peças. É neste momento que há maior probabilidade de impactos indesejados, que afetam a peça em várias regiões causando danificações diversas.
Para redução deste