Impactos econômicos do turismo
O impacto econômico do turismo em uma economia receptora é geralmente positivo, e é essa vantagem econômica que move e gera os incentivos e investimentos nessa área. Os ganhos com o ingresso de divisas estrangeriras e geração de renda e de empregos são os principais motivadores para a elaboração de uma estratégia de investimento e desenvolvimento turístico.
As despesas turísticas podem ser vistas como uma exportação invisível para o país anfritião, de forma que o dinheiro migra diretamente, e ainda no caso do turismo doméstico, esse dinheiro não abandona o país, gerando uma vantagem economica ainda maior.
Durante as últimas décadas, muitas economias têm experimentado crescimento em seus setores de serviço. O turismo é o maior setor desse segmento, que representa até 40% do PIB de países em desenvolvimento, e até 65% nos países desenvolvidos. Além disso, a atividade turística internacional apresenta uma taxa de crescimento praticamente duas vezes maior, quando comparada com a atividade comercial internacional, e foi capaz de suportar recessões economicas que têm prejudicado seriamente os outros setores.
Em termos mais práticos, o turista gasta seu dinheiro em uma grande variedade de mercadorias e serviços fornecidos por uma ampla gama de empreendimentos, como hospedagem, alimentação, transporte, em uma demanda criada fora da economia local, e isso provoca efeitos diretos, que computa os valores gastos de imediato, ou seja, despesas menos receita gerada; indiretos, que movimenta fornecedores, empresas tercerizadas, distribuidores, etc; e induzidos, que é o dinheiro reaplicado na economia, por aqueles que recebem, por exemplo, um salário oriundo da atividade turística, e alugam um imóvel com esse dinheiro.
Por outro lado, o turismo pode apresentar facetas negativas para a economia, quando, por exemplo, assume-se que o recurso empregado para o turismo, poderia ser aplicado para outra área. Além disse pode-se considerar a migração de