IMPACTOS SOCIAIS DA ATIVIDADE TURÍSTICA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA
SELMA APARECIDA SANTOS
IMPACTOS SOCIAIS DA ATIVIDADE TURÍSTICA: um estudo de caso em Paulo
Afonso/BA
FEIRA DE SANTANA
2013
1. INTRODUÇÃO /LOCALIZAÇÃO
A atividade turística vem ganhando destaque nos últimos anos por promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental de várias localidades e regiões.
Desse modo, o turismo, na atualidade, é uma importante área de interesse acadêmico, governamental, industrial e público, exercendo impacto na vida das pessoas e nos locais em que elas vivem.
No contexto do crescimento do setor terciário, aliado a uma nova divisão social, técnica e territorial do trabalho, tendências da economia mundial na atualidade, as atividades do turismo se impõem e se apresentam com um novo perfil. Segundo dados da OMT (2012) o turismo representa a quarta economia de exploração mundial, ficando atrás apenas dos combustíveis, da indústria química e alimentícia. Um dos impactos do turismo que mais vem sendo evidenciado é a capacidade de contribuir para o desenvolvimento regional. Segundo Beni (2000), o turismo é um importante componente da vida social e econômica da comunidade regional, visto que reflete as verdadeiras aspirações das pessoas no sentido de desfrutar de novos lugares, assimilar culturas diferentes, descansar e beneficiar-se com atividades de lazer.
Além disso, o turismo também possui importante valor econômico em muitas áreas e cidades,ajudando o desenvolvimento econômico e o ambiente das regiões periféricas.Ainda, segundo MILTON SANTOS (2002, p. 59):
[...] hoje a mobilidade se tornou uma regra e se „tudo voa‟, um processo de desterritorializaç ão cada vez mais se intensifica. O lugar de consumidor seja em nome da melhoria de serviços, seja em nome da melhoria de produtos, é uma condição quase que compulsória na malha produtiva atual.
Assim sendo, é notória a relação