impactos da medicina, agricultura no aumento da expectativa de vida
Questões relacionadas à pratica freqüente de extração de amídalas a alguns anos atrás e o uso indiscriminado do medicamento Talidomida em gestantes, podem ajudar aos alunos perceberem como nem sempre a ciência trás benefícios.
Gráficos de crescimento da população humana ao longo dos anos devem ser apresentados para os alunos, e a partir dos dados do gráfico pode-se estabelecer uma relação entre estes e os avanços da medicina e da farmacologia.
Os impactos ambientais ocasionados pelas práticas agrícolas podem ser apresentados através de figuras e fotos obtidas em revistas e na internet. Diante das figuras, o professor pode pedir aos alunos, divididos em grupos, a construção de painéis. Com esse instrumento, o aluno poderá avaliar os impactos provenientes das tecnologias estudadas anteriormente. Em seguida, o estudante pode levantar as possibilidades do uso de técnicas alternativas de agricultura, como a agroecologia e agricultura sustentável.
Diante das questões que envolvem as tecnologias na área da saúde pode-se explanar as formas de terapia e tratamentos de doenças infecto-contagiosas mais comuns como a dengue, a febre amarela, a leishmaniose e de doenças degenerativas, como o câncer, o mal de Alzheimer, o mal de Parkinson.
O professor pode ainda desenvolver dinâmicas de júris simulados na sala de aula utilizando temas polêmicos como terapia com células-tronco embrionárias, clonagem terapêutica e leis que regem a utilização de alimentos transgênicos. Divididos em três grandes grupos (de defesa, de acusação e júri) os alunos deverão pesquisar sobre o assunto, eleger representantes em cada um dos grupos de defesa e acusação para apresentar seus argumentos. O grupo do júri será