Impactos Construção Civil
INTRODUÇÃO:
Desenvolvimento sustentável não é apenas uma bandeira de ecologistas e já se constituiu em uma preocupação real para a indústria da construção civil a nível internacional.
As atividades relacionadas com a construção civil possuem enorme impacto ambiental. O setor é o maior consumidor individual de recursos naturais, gera poluição, etc. A reciclagem de resíduos, próprios ou gerados pelos demais setores industriais, é uma das tendências para diminuição do impacto ambiental da construção civil, particularmente o nível de consumo de recursos naturais. Sendo imprescindível atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos matérias e técnicas construtivas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
Desenvolvimento sustentável pode ser definido como uma forma de desenvolvimento econômico que "emprega os recursos naturais e o meio ambiente, não apenas em beneficio do presente, mas também das gerações futuras" (SJÖSTROM, 1996).
A CONSTRUÇÃO CIVIL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A cadeia produtiva da construção civil, apresenta importantes impactos ambientais e todas as etapas e qualquer sociedade seriamente preocupada com esta questão deve colocar o aperfeiçoamento da construção civil com prioridade.
Em primeiro lugar, o enorme peso do macro-complexo da construção civil na economia, onde é responsável por 40 % formação bruta de capital e enorme massa de emprego fazem com que qualquer política abrangente deva necessariamente abranger o setor.
Em segundo lugar, o macro-complexo da construção civil é um das maiores consumidoras de matérias primas naturais. Estima-se que a construção civil consome algo entre 20 e 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade (SJÖSTRÖM, 1996). O consumo de agregados, por exemplo, é imenso. Algumas reservas de matérias primas tem estoques bastante limitados. As reservas mundiais do cobre, por exemplo, tem vida útil estimada de pouco mais de 60 anos