impactos ambiental na construção civil
A indústria da construção e o Meio Ambiente
A construção civil é responsável por uma parte significativa dos impactos negativos causados ao ambiente. O canteiro de obra responde por uma grande parcela dos mesmos, podendo causar interferências no meio físico, biótico e antrópico. Alguns trabalhos já alertam para os riscos referentes às perdas em canteiro, à geração excessiva de resíduos e aos lançamentos não monitorados.
As principais ações voltadas ao canteiro de obras com menor impacto ambiental são constituídas pela: otimização da gestão dos resíduos (minimização, beneficiamento e destinação final), redução dos incômodos (sonoros, visuais, circulação de veículos, material particulado), redução da poluição
(água, solo, subsolo e ar) e redução do consumo de recursos.
A tecnologia avança e a industrialização segue junto, com isso provocando mais riscos á vida humana. Hoje os riscos produzidos se alastram em quase todas as dimensões da vida humana, obrigando-nos a rever a forma como agimos em relação meio ambiente. O consumismo leva a nos questionar sobre os hábitos de consumo e a maneira como a produção disso está sendo alimentada pelo próprio meio ambiente. As novas tecnologias industriais proporcionam inúmeras comodidades para nosso bem estar. No entanto, devemos ter a consciência dos riscos que essas novas tecnologias provocam no ambiente e a gravidade da situação.
Os riscos em curto prazo são absorvidos pela própria natureza, mas a preocupação maior é com a própria capacidade de espaço físico para suportar tantos dejetos industriais. O perigo provocado pela industrialização do mundo faz surgir movimentos de resistência e conscientização (educação, informação ecológica) no sentido de se criar normas e organismos que possam controlar riscos presentes e muito especialmente a noção relacionada com o futuro ambiental da humanidade.
As Causas
A urbanização, as indústrias e a agropecuária são as