Impactos ambientais causado pela construção civil
Desde a antiguidade o homem tem utilizado a engenharia a fim de solucionar os problemas que a sociedade enfrenta. Na construção de muros, pontes, estradas, máquinas, por exemplo, é onde percebe-se o início da utilização e a importância dessa ciência aplicada.
O período de bom momento da economia do país propiciou o crescimento da construção civil e consequente avanço na geração de emprego, tornando-a importante para o desenvolvimento econômico e social.
Este crescimento fez com que a fabricação e comercialização de produtos crescessem também, sendo necessária a extração de matéria prima para tal finalidade. No entanto, foi realizada de forma desordenada, ilimitada. Devemos considerar que junto da extração, há os processos de transformação, construção e até mesmo demolição nos quais são gerados e lançados resíduos no meio ambiente.
Além da extração e posterior transformação dos materiais, há uma constante alteração nas paisagens, gerando alterações estéticas e sanitárias no ambiente, que podem atrair efeitos negativos em relação à reação da natureza para com tais atividades humanas. Todos esses processos geram impactos ambientais e afetam a saúde e bem estar da população.
Outro problema dos resíduos é sua errônea deposição no espaço, o que acaba acarretando em problemas como um acúmulo volumoso de resíduos em locais inadequados causando o comprometimento de vias e logradouros, assoreamento de córregos, e quando dispostos de forma desprotegida emitem um mau cheiro e atraem vetores que podem comprometer a saúde da população e impactar mais ainda o meio ambiente.
Por possuir essa dualidade – crescimento x impacto, o poder público desenvolveu leis e programas que incentivam uma atitude de cuidado com o ecossistema, orientando o destino dos resíduos e firmando um compromisso de todos a fim de evitar maiores impactos ambientais. Além do mais, empresas coletoras de entulhos foram criadas e nelas são desenvolvidas tecnologias para o tratamento adequado