estudante
ESTÉFANE TATIANA SOTO DOS SANTOS
VITOR FONSECA MANIÇOBA
BRASIL
ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS NA DETERMINAÇÃO DE ÁLCOOL NA GASOLINA
ESTÉFANE TATIANA SOTO DOS SANTOS
VITOR FONSECA MANIÇOBA
BRASIL
Sumário
1.0 Referencial PARTE I
*Polaridade das Moléculas Numa ligação Intermolecular pode-se avaliar a polaridade ou a falta dela na ligação. Quando dizemos que uma ligação é Polar, é porque a soma dos vetores de polarização do composto formado é diferente de zero, exemplificando, um dos dois átomos apresentara uma nuvem eletrônica (na ligação) maior que o outro devido a concentração de cargas em um dos polos devido a diferença de Eletronegatividade. Pode-se dizer também, que toda ligação iônica é uma ligação Polar. Nos compostos Apolares a soma dos vetores de polarização é igual a zero. Nesses compostos, as nuvens eletrônicas ficam em tamanhos -aproximadamente- iguais, devido a semelhança de Eletronegatividade dos elementos.
*Solubilidade
A solubilidade é a propriedade que uma substância tem de dissolver espontaneamente em outra substancia, que é denominada de solvente. Ele é um componente de estado físico instável, quando a sua mistura é preparada ou então, quando está presente em maior quantidade.
Os outros componentes dessa mistura são conhecidos como soluto. Quando há uma mistura entre o solvente e o soluto, dizemos que se formam uma mistura homogênea. Essa mistura é aquela em que não há uma diferença de seus componentes. Isso quer dizer que somente será observada uma fase.
Em relação a um determinado solvente, dizemos que as substancias podem ser classificadas como: insolúveis ou solúveis. Podemos classificar elas como:
*Insolúveis: pode ser dita uma substancia não solúvel, ou que tem baixíssima