Impactos ao solos por combustivel
O conhecimento dos principais impactos ao ambiente em locais onde se existem instalações de sistemas de armazenamento e distribuição do setor de revenda de combustíveis é de importância fundamental. A necessidade de adequar ambientalmente as instalações para evitar e corrigir passivos se constitui na razão primordial do enquadramento do setor como potencial poluidor conforme a Resolução CONAMA 273/2000. Muitas dificuldades se apresentam para adequação ambiental, que decorrem das especificidades próprias do setor. Assim, o presente estudo será executado no intuito de promover fonte de conhecimento a respeito da operação ambiental correta em postos de combustíveis, a fim de demonstrar um diagnóstico da atual situação do setor.
02 Problemática
Os Passivos Ambientais provocam impactos graves adversos ao ambiente, e a implantação de procedimentos se constitui em um fator primordial para a correção e prevenção desses impactos. A atividade de revenda de combustíveis fósseis em postos de combustíveis, por suas características específicas notórias de fragmentação observando-se o impacto adverso, tende a se agravar ao longo do tempo. O que é possível desenvolver tecnicamente, na ótica do solo para reduzir significativamente os custos e prazos de se prevenir, ou caso necessite, remediar esses passivos?
03 Hipótese
Sabidamente, os postos de combustíveis no Brasil, utilizam tecnologias de armazenamento de combustíveis e acessórios de proteção contra vazamentos, ultrapassados, além de, algumas vezes, não respeitarem a legislação ambiental vigente. Por se tratar de um parque de instalações com idade, na maioria das vezes, superior a 20 anos, não houve, em certos casos, uma readequação em seus depósitos de acordo à legislação (Lei Federal 6938/81), nem a instalação de mecanismos secundários de proteção, o que coloca em risco todo o terreno que circunda os postos de combustíveis.
04