Giovanna Barbosa
Características românticas da obra, linguagem do José de Alencar (comparativa, metáforas, excesso de adjetivos), personagens idealizados.
Personagens idealizadas:
1- Berta: idealização da época, não é idealizada por ser delicada e intocável, ela é um misto de anjo e demônio, ela provoca, mas tem sua dignidade, é corajosa, ela encantava os autores da época.
2- É regionalista: porque aconteceu na região do interior de São Paulo, o cenário do interior de sp, com plantações de café, de milho, o rio Piracicaba, as roupas xadrez, o vocabulário, tudo caracterizava o regionalismo da obra
3- Luiz Galvão: é um bom pai, um bom escravo, um bom pai de família, com sua esposa, seu casal de filhos gêmeos
4- Porque til ? O brás era um menino de 15 anos, sobrinho do Luiz Galvão por parte de irmã, quando ele perdeu a mãe, foi morar na fazenda com seu tio Luiz, só que lá ele não era muito bem tratado, dona ermelinda que era esposa de luiz Galvão não permitia que seus filhos afonso e linda convivessem com brás,ele é descrito como um menino problemático ( o aborto da natureza, o idiota), é uma maneira dele ser menos bonitos que os outros personagens idealizados, foi mandado pra escola pra ver se melhorava sua civilização, ao começar a estudar o professor domingão aplicou a palmatoria,quando ele se deparou com o “til” ele começou a imita-lo se jogou no chão, começou a se minhocar... Quando Berta o encontrou disse pra ele não ir mais a escola, levou ele pra casa dela, limpou as mãos, deu-lhe de comer, e disse que iria ensina-lo a ler, escrever e a rezar, quando berta mostra a ele o til viu a grande reação dele, então disse a ele, brás eu sou o til.
5- Relação entre berta e Miguel, são irmãos de criação.