Impactos ambientais
Alunos: Edirval Roberto Krinke, Heloisa Ilkiu dos Santos e Giselda Da Rosa Schimitez.
IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS: ENCHENTES EM FRANCISCO BELTRÃO/PR
INTRODUÇÃO
A ocupação desordenada e predatória das áreas próximas ás margens dos rios, modifica o processo de infiltração de água no solo e promove a impermeabilização da bacia hidrográfica. Em decorrência, durante as chuvas, aumenta o escoamento da água pela superfície do solo, elevando as vazões acima da capacidade da rede de drenagem, provocando inundações em áreas ocupadas pelo homem. As inundações que ocorrem de tempos em tempos nas áreas urbanas de Francisco Beltrão, marcam as vidas de seus moradores, estas, estão genericamente vinculadas ao transbordamento das águas dos canais naturais do rio Marrecas e de seus afluentes, “Urutago” e “Lonqueador”. Na realidade, a gênese do processo de ocupação do município está vinculada diretamente ao rio marrecas, visto que, essa ocupação se deu a partir de suas margens. Esse impacto ambiental assola “Francisco Beltrão”, município localizado na região sudoeste do Paraná, que encontra-se sobre um derrame basáltico no Terceiro Planalto do Paraná ou Planalto de Guarapuava, com composição do solo basicamente Latossolo Distrófico Roxo de textura argilosa.
ENCHENTES E INUNDAÇÕES EM FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ.
As enchentes urbanas são um problema em Francisco Beltrão, devido principalmente á gerência inadequada do planejamento de drenagem e a filosofia errônea dos projetos de engenharia e a temática que envolve esse problema é a interação entre os eventos climáticos naturais e a forma de ocupação do espaço urbano e rural.
Hoje a situação em que se encontra o rio é bastante calamitosa, na área urbana a bacia do rio é composta de moradias, favelas, industrias, comércios e ruas asfaltadas.As