IMPACTOS AMBIENTAIS EIA RIMA
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO - PRONATEC
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
PROFESSOR: JOSÉ LUIS
IMPACTOS AMBIENTAS - EIA / RIMA
TIMON – MA
22/ 02/ 2015
INTRODUÇÃO
Impacto Ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: A saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
IMPACTOS AMBIENTAIS
A pouco tempo vem se discutindo as questões ambientais. Antes dessas discursões aparecerem com força a mais ou menos 30 anos. Antes só era discutido os aspectos sanitários, principalmente com relação a poluição das águas e do ar, as perturbações e doenças dela advindas.
A percepção dos efeitos globais dos impactos ambientais começou a motivar a opinião pública e os governos nos anos 70, após a reunião de Estocolmo, em 1972, patrocinada pela UNESCO. Nessa reunião, a representação brasileira considerou que as medidas propostas para a preservação do meio ambiente eram dirigidas pelos países desenvolvidos com a intenção de limitar o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos. Desde então os estudos sobre os impactos ambientais evoluem e tentam mobilizar a sociedade em favor da natureza e consequentemente em favor das espécies.
Segundo o Artigo 1° da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental é “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente:
A saúde, a segurança, e o bem estar da população;
As atividades