Impactos ambientais da fundição
Pode-se afirmar que não existe atividade industrial que não gere impactos no meio ambiente,mesmo que mínimos. Dentre tantas atividades a fundição ganha destaque,tanto pela demanda de recursos naturais quanto por resíduos sólidos e as emissões atmosféricas.
A indústria metalúrgica brasileira tem sido a responsável por grande parte da poluição do ar, principalmente nas áreas mais desenvolvidas do Brasil. Com o tempo vão se criando medidas para gerar cada vez menos impactos ao meio ambiente, pois as normas vão sendo cada vez mais rígidas com as empresas e o não comprimento delas podem gerar perdas de contratos, de certificados e até a aplicação de multas. Tais tecnologias estão começando a ser aplicadas no Brasil, porém países como China e Estados Unidos já tem bastante experiência nesta área. Quanto os resíduos sólidos,o problema são as areias de fundição que,segundo pesquisas,giram em torno de 2,8 do total de resíduos industriais gerados nos pais. Tal material é um grande problema para as empresas, pois, segundo as normas, seu descarte deve ser adequado (em um aterro específico). Porém existem outras atividades para fazer o uso dessa areia novamente. São elas:
Regeneração: Consiste em limpar a areia já usada como molde e usá-la novamente.
Reutilização: Consiste em usar essa areia em atividades fora da fundição, como por exemplo, para a construção civil, pavimentação asfáltica ou fabricação de cimento.
As empresas também usam outras formas de diminuir os impactos ambientais, como: * Aprimorar os processos de fabricação visando o menor uso de matérias primas; * Desenvolver processos que permitam o reusa d a areia na própria fundição; * Desenvolver novos ligantes e processos de moldagem e macharia, tendentes a diminuir a poluição dos materiais