Impacto nas empresas devido a escrituração digital
O governo federal juntamente com o governo estadual a fim de minimizar a sonegação fiscal implantou o sistema publico de escrituração digital (SPED).Esclarecemos no decorrer deste artigo o que é esse projeto e seu impacto nas empresas contábeis.
Como o governo tem sofrido várias fraudes no sistema de arrecadação tributária, se fez necessário desenvolver um sistema de informação mais interativo e ágil, por isso usou a tecnologia a seu favor, criando assim um sistema digital, o SPED.
Com a implantação desse sistema o governo aumenta a arrecadação de impostos e sofre menos com a sonegação fiscal. Mas para isso as empresas precisam trabalhar em dobro, pois muitas não estão preparadas para gerar o arquivo que o fisco pede e fica sem condições de atender a obrigação conforme consta na lei, pois poderão sofrer multas.
Para que as empresas sejam bem sucedidas na hora de implantar o sistema, seus profissionais têm que estarem atualizados e dispostos a ampliar seus conhecimentos, forma – se ai um novo perfil do profissional na área contábil. Uma grande preocupação dos empresários da área contábil e que da maioria das vezes as pessoas que estão na área administrativa da empresa não tem conhecimento tributário e isto dificulta a troca de informações entre a empresa e a contabilidade.
Quando você fala para um cliente que tem uma nova obrigação há atender o fisco e isto terá que rever todo o cadastro da empresa sendo: cadastro de fornecedores, clientes, operadoras de cartões etc. Eles já ficam sem saber o que vão ter que fazer.
“A informação pura não é conclusiva, não transforma a empresa, não toma decisões nem cria oportunidades. Para que ela tenha valor é preciso utilizar as habilidades humanas de análise e síntese.
(DUARTE, 2009, P.16).
A internet é um fator primordial hoje em qualquer empresa, mas é preciso um profissional que saiba usá-la, para criar oportunidades e tomar decisões. A contabilidade tem avançado muito