IMPACTO DOS LIXÕES NO MEIO AMBIENTE: Mato Grosso em uma Situação Crítica.
Autor: Tancredo Vargas Saraiva de Araujo
Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat)
JUSTIFICATIVA
O crescimento desenfreado das cidades sem nem um controle vem provocando uma série de problemas sociais e ambientais, dentre esses problemas podemos destacar os problemas relacionados a disposição inadequada do lixo que produzimos, que vem provocando impactos ambientais de grandes proporções, isso tudo é claro devido a falta de alternativas políticas e tecnológicas para um correto tratamento desse lixo que produzimos e em sua maioria vem sendo jogado em lixões, causando impactos ambientais de grandes proporções. Temos como resultado dessa super produção de lixo e por falta de destino correto, a poluição do ar, do solo e dos recursos hídricos.
Além dos resíduos sólidos que são diariamente jogados nos lixões, também são despejados diariamente resíduos sólidos industriais e hospitalares o que torna a situação ainda mais crítica.
Os diversos impactos ambientais e sociais gerados pelos lixos descartados diariamente em lixões a céu aberto, são resultado da decomposição do lixo que causa a contaminação de lençóis freáticos, a contaminação do ar devido aos gazes que o lixo provoca, tendo por conseqüência vários danos à saúde da população em geral. Devido ao pequeno numero de aterros sanitários que poderiam dar a devida destinação do lixo produzindo, diminuindo assim os impactos ambientais dos lixões, temos a situação atual extremamente alarmante.
O lixo descartado na natureza de maneira totalmente inadequada demonstra que medidas de resultado para uma melhor gestão do lixo se mostram extremamente necessárias, pois no ritmo que esta a produção de lixo, a população sofrerá e muito num futuro próximo.
OBJETIVOS
O objetivo desta pesquisa é Analisar os impactos provocados pelos lixões em Mato Grosso, as medidas que o governo estadual vem tomando junto aos municípios e o governo federal