Impacto dos elementos econômicos na sociedade
Se perguntamos a uma pessoa na rua sua opinião sobre os problemas econômicos, sua resposta estará relacionada com certeza ao desemprego, à inflação, ou seja, ao aumento dos preços ou a situação da Bolsa de Valores.
Efetivamente, o campo de estudo convencional da Economia alcança todos os problemas relacionados com a determinação do preço de todos os bens e serviços, com a análise de atividades que implicam custos e que produzem benefícios mensuráveis em elementos monetários, ou seja, em moeda corrente, ou em resumo, com a produção e distribuição de bens e serviços para a satisfação de necessidades humanas.
Mas o dinheiro, para espanto de muitos, não é tudo, nem na pesquisa, nem na prática econômica. De fato, é possível resolver grande quantidade de problemas sem utilizar elementos monetários. Por outra parte, o preço de muitas coisas não está expressado em unidades de moeda; o indivíduo que comete um crime e é condenado à prisão, por exemplo, paga sua dívida à sociedade em unidades de tempo. O mesmo método pelo qual se calcula o efeito sobre o consumo de leite depois de um aumento em seu preço, é utilizado também por alguns teóricos da Economia do Direito para estimar o efeito que ocorreria um aumento das penas sobre a atividade criminosa.
Com uma frase muito curta, o professor Lionnel Robbins converteu em gigantesco o campo de estudo da Economia; sua conhecida definição diz que esta é a ciência que estuda a conduta humana como uma relação entre fins e meios limitados que têm diversa aplicação. Os fins dos seres humanos são numerosíssimos e em contínua expansão: vão desde a satisfação das mais elementares necessidades biológicas ao aproveitamento dos mais elevados prazeres culturais ou