Impacto do Desflorestamento no Distrito de Mabalane
O presente trabalho cujo titulo é Desflorestamento e seu impacto no desenvolvimento comunitário: Estudo do caso do Distrito de Mabalane província de Gaza visa avaliar o impacto destas praticas na vida e no desenvolvimento das comunidades do mesmo distrito.
O Distrito de Mabalane localiza-se a Norte da província de Gaza, e dista cerca de 268 da capital provincial Xai-Xai estando a maior parte do seu território ao longo do chamado corredor do Limpopo e parte deste no actual parque transfronteiriço do Limpopo, tendo como limite a norte o Distrito de Chicualacuala, a Sul os Distritos de Chigubo e Guijá e a Oeste o Distrito de Massingir.
Mabalane é por natureza um Distrito rico em recursos Florestais e Faunisticos. Porém, a actividade florestal tem sido alvo de uma exploração não sustentável, mais concretamente no que refere a exploração da madeira, extracção de combustível lenhoso (lenha e carvão) e abate descontrolado de animais bravios.
Se de um lado as queimadas descontroladas para os fins supracitados têm contribuído significativamente para a destruição do ecossistema, a ausência da cultura de plantio de árvores para a reposição também se faz sentir naquela região em proporções inversas a destruição que se verifica no dia a dia.
Tais factos, dificultam a implantação de investidores nas áreas de fauna e pecuária e associado ao facto de este Distrito não ser potencialmente agrícola e possuir vias de acesso defeituosas.
O presente trabalho como o titulo propõe abordará estes e outro assuntos relacionados com o Desflorestamento, para tal apoiar-se-á no uso da revisão bibliografica e documental acompanhada de estrevistas e observação directa.
2. Justificativa
A gestão ambiental na província de Gaza tem sido no geral uma questão que tem merecido e despertado várias sensibilidades desde as comunidades até mesmo aos actores do Governo. Para não fugir a esta regra o nosso caso de estudo não só pela sua localização mas também pelas