Impacto da tecnologia na vida do adolescente
No mundo contemporâneo, as facilidades que as tecnologias criaram para processar e transferir todo tipo de dados de forma cômoda, eficiente e segura -- através de nossos computadores ou celulares e smartphones -- geraram novos parâmetros na relação entre as pessoas e de modo particular entre os adolescentes. As tecnologias valorizaram excessivamente o indivíduo como nunca antes, dando-lhe grandes possibilidades de expressão, praticamente em nível mundial, bem como acesso ao que pode haver de melhor em termos de comunicação, trabalho, educação, saúde e lazer.
A tecnologia vem favorecendo a qualidade, buscando facilitar a vida das pessoas, porém há de se atentar para o impacto do uso indiscriminado de tais recursos em nosso cotidiano. As principais “vítimas” do novo mundo informatizado são os adolescentes que, muitas vezes ultrapassam o limite do sadio ao utilizar em demasia os recursos disponíveis ao toque de seus dedos, perdem o interesse ao convívio social, passando a ter problemas de relacionamento detectados pela ausência de limites e descontrole da sua conduta em casa e na escola.
Em alguns países já existem centros de tratamento para pessoas viciadas em internet e jogos eletrônicos. No Brasil, o tratamento é realizado, dentre outros, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Segundo a psicóloga e vice-coordenadora do programa de Dependência de Internet do Hospital das Clínicas, Dora Goés, o número de horas gasto diante do computador não é condição determinante para se diagnosticar um viciado em internet, outros fatores pesam tais como: mentirem em relação ao tempo de conexão, não conseguir desligar-se do computador ou entrar só para ver um e-mail e ficarem conectados por horas. “Os viciados usam a internet como um moderador de humor e tem muito mais prazer na vida virtual do que na real” (DORA GÓES, 2011).
Ninguém duvida que as redes sociais modificaram a forma como as pessoas