Impacto ambiental
História:
Em Outubro de 1953, a constituição Petrobras foi autorizada com o objetivo de executar as atividades do setor de petróleo no Brasil em nome da União.
A Petrobras iniciou suas atividades como o acervo recebido do antigo Conselho Nacional de Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.
As operações de exploração de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram monopólio conduzido pela Petrobras de 1954 a 1997, durante esse período a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no país.
Em 1997, o Brasil, através da Petrobras, ingressou no seleto grupo de 16 países que produz mais de 1 milhão de barris de óleo por dia.Nesse mesmo ano o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 9.478, que abriu as atividades da industria petrolífera no Brasil à iniciativa privada.
Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobras dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de 2 milhões de barris, no Brasil e no exterior.
No dia 21 de Abril de 2006, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva deu inicio à produção da plataforma P-50, no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, o que permitiu ao Brasil atingir auto-suficiência em petróleo.
Atualmente a companhia está presente em 27 países. Em 2007, a Petrobras foi classificada como a 7º maior empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores.
A renovação da participação na composição do índice Dow Jones Mundial de Sustentabilidade (DJSI) também foi destaque em 2007. O Dow Jones é considerado o mais importante índice mundial de sustentabilidade, usado como parâmetro para analise dos investidores sócio e ambientalmente responsável.
A Petrobras iniciou as obras do Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, também em