Impacto ambiental em um empreendimento
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRONATEC – UNIDADE CAMPO GRANDE
O EMPRENDIMENTO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS
DISCIPLINA: GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROFESSOR: FABRIZIO BARROS
ALUNA: HAYRYS CARDOSO DE FREITAS SANTOS
EMPREENDIMENTO “VIVER BEM PARAUAPEBAS”
MOTIVAÇÃO
Os trabalhadores têm dificuldades no sentido de conquistar uma melhor qualidade de vida, pois o crescimento dos municípios da região e em especial Parauapebas, não foi acompanhado de investimentos suficientes em infraestrutura, habitação, saneamento básico, saúde, entre outros.
OBJETIVO
A venda de casas com foco na qualidade de vida, por meio da união de moradia, trabalho, lazer e cultura, aplicando o que há de mais moderno em sustentabilidade: economicamente viável, ambientalmente correto, e socialmente justo.
ÁREA
Posiciona-se no extremo leste de Parauapebas, conecta se a malha viária municipal e regional, possui 7 milhões de metros quadrados, tem drenagem promovida pela Bacia do Igarapé do Coco, afluente direto de Parauapebas.
IMPACTOS AMBIENTAIS
Foram identificados 78 impactos (47 negativas, 31 positivas)
POPULAÇÃO HUMANA, ANIMAL E VEGETAL AFETADA
Perda de individuos de fauna, afugentamento de fauna, riscos de acidentes com animais peçonhentos, aumento de atropelamento de fauna, remoção de vegetação.
RESULTADOS ESPERADOS
Crescimento urbano com infraestrutura completa, diminuindo a formação de favelas e invasão de áreas de proteção. Ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho. Entrega de infraestrutura de saneamento, energia elétrica, asfalto e lazer. Projeto urbanístico que objetiva preservação e integração da vegetação, rios e lagos. Privilegia plantas nativas para o paisagismo.